Poster Guerra Infinita.

Análise
Poster "Guerra Infinita"


Copyright: Marvel Studios
https://www.marvel.com/movies/avengers-infinity-war



Cores predominantes:

Azul:
"O azul é uma cor que faz referência aos mistérios e ao poder do mundo natural; é a cor dos oceanos e do céu. Possui conotações de constância, vitalidade, restauração e preservação da vida por sua associação com a água. O azul é percebido universalmente como frio e purificador."

Vermelho:
"O vermelho é a cor de carros esportivos velozes, da raiva, do perigo e do sangue. As pesquisas indicam que enxergar a cor vermelha faz o corpo produzir epinefrina, um produto químico que acelera a respiração, os batimentos cardíacos e a pulsação e elva pressão arterial. O vermelho é uma cor animada, dinâmica e energética. É passional, provocante, sedutora e estimula diversos apetites."

Laranja:
"O laranja é considerado uma das cores mais quentes. Extrovertida, lúdica e chamativa, é especialmente para adolescentes e crianças pequenas. Sua natureza vital e vistosa contém a paixão do vermelho, mas é acalmada pela natureza alegre do amarelo; assim, o laranja em geral induz uma sensação de calor." 

Preto:
"O preto é, basicamente, a negação da cor. Na Europa e na América do Norte, é a matiz tradicionalmente mais associada à morte e ao luto. O preto é conservador e sério, mas também sensual, sofisticado e elegante. Eventos descritos como black-tie e dignatários quase sempre viajam em limusines pretas."

Referencia sobre as cores.
Ambrose, Gavin. Design básico cor / Gavin Ambrose, Paul Harris; tradução Francisco Araújo da Costa. Porto Alegre:  Bokman, 2009. 


A trama do filme fala sobre uma guerra (vermelho) que envolve o conhecimento (azul) das joias do infinito e onde elas estão, e especialmente a localização de de uma em especial, a joia da alma.
Joias essas que possuem poder, cada uma com seu poder e juntas um poder imenso. Muita energia (laranja) envolvida na trama, com pontos sérios e cômicos.
Guerra sem morte (preto) e sacrifício é um cenário difícil de imaginar. E mortes acontecem de ambos os lados da guerra.

O Grid

Grid modular na proporção de 16x24
Os módulos nesse caso podem ter sido usados para determinar tamanho e posição de cada elemento, no caso os rostos e a manopla.
O espaço que cada um ocupa revela o grau de importância dentro da composição.
Thanos e a manopla no alto ocupando espaços maiores do que os outros.
O posicionamento de cada personagem também leva em conta os acontecimentos do enredo.
Thor e os Guardiões da Galaxia próximos é uma referência ao encontro deles logo no início do filme.
Capitão América e Pantera Negra também juntos devido aos acontecimentos antes do Guerra Infinita.
Hulk, pequeno e lá em baixo no poster, acredito que devido a sua quase irrelevância nos acontecimentos. Dessa vez foi o Banner quem fez a maior parte do trabalho ou todo o trabalho.
O homem-aranha em baixo não faz juízo a sua participação mas acredito que por ter sido o último a entrar na equipe até aqui.



Ao traçarmos linhas diagonais e um círculo central podemos encontrar outros pontos de enquadramento das imagens e posição dos textos menores.



Podemos sobrepor as duas imagens anteriores e ver que as linhas e o grid modular não entram em conflito, um complementa o outro.



Hierarquia da informação

Cada informação tem sua relevância na composição, cada personagem ocupa um espaço e posicionamento de acordo com a participação e tempo de tela.
Por exemplo, o Hulk, apesar de ser o maior em porte físico, aparece pequeno e abaixo de quase todos os outros personagens, isso porque seu tempo de tela foi bem pequeno e sua importância nessa parte da trama quase nula. Ele está em uma inclinação chamada diagonal sinistra.

Thanos, no alto e em proporção maior do que todos mostra que ele é o personagem principal nessa história. Próximos a ele e por trás do portal (círculo) temos quatro personagens, dois deles ocupam um espaço muito pequeno, isso porque eles quase não relevância para o Thanos. Um tem uma joia do infinito mas não representa ameaça para o protagonista, é a personagem abaixo dele que tem maior participação na cena quando eles se encontram.

O homem-aranha, apesar de estar em baixo na composição, é o único personagem que aparece de corpo inteiro, está centralizado e em uma inclinação oposta ao Hulk, a diagonal barroca.

Thor e os Guardiões da galáxia bem próximos já que eles se encontram em uma parte do filme, e o Groot abaixo do Thor, personagens que vão ficar ligado de certa maneira depois do evento que da ao Thor uma nova arma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Anatomia e morfologia tipográfica

Contraste de cores

Cores e significados