Anatomia e morfologia tipográfica

Anatomia e morfologia tipográfica


"Não pode pairar dúvida quanto ao emprego da palavra tipografia. ainda persiste alguma hesitação, nos meios profissionais e acadêmicos, no uso correto quando se trata do estudo e  da aplicação de letras em uma mensagem, que, como já definimos, é conteúdo do âmbito da tipografia.
Tipografia não é sinônimo de tipologia. Nos dicionários dignos de credibilidade, tipologia é o processo de classificação ou o estudo de um conjunto qualquer que seja a natureza dos elementos que o compões, para determinação das categorias em que se distribuem, segundo critérios definidos."
(Niemeyer, Lucy, Tipografia, uma apresentação - Teresópolis. 2AB, 2010)

"Ainda há falta de uniformidade, na tipografia, no emprego das palavras e de seus conceitos, havendo até mesmo a ocorrência de multiplicidade ou de discrepância na relação de termos com os seus dignificados."
(Niemeyer, Lucy, Tipografia, uma apresentação - Teresópolis. 2AB, 2010)


Aqui vou postar um pouco de conteúdo sobre isso.

Kerning: Espaço entre os caracteres.
Tracking: Espaço entre palavras de uma família tipográfica.
Leading: Espaço entre as linhas de uma tipografia..





Além de termos técnicos existem termos que se referem a uma coordenada para falar sobre determinada área do texto ou da tipografia.



Algumas fonte, tem a forma das minúsculas igual as maiúsculas, porém na altura das minúsculas, essas são chamadas Versaletes.



No que se refere as partes dos caracteres, alguns termos são convencionados como é o caso da serifa, já outros, diferentes autores dão diferentes nomes para determinadas partes.

A serifa é um apoio ou adorno colocado em um local específico do corpo do caractere. Uma das funções é ajuda no kerning dos caracteres.

















Classificação Tipográfica

A primeira classificação que se pode fazer entre as famílias tipográficas é quanto a serifa. Serifada ou não serifada é a classificação mais básica em tipografia.

Porém existem outros meios de classificar faces tipográficas, um deles, é m sistema aceito internacionalmente.
A classificação adotada pela Association Typographique International (ATypl) é conhecida como Classificação Tipográfica Vox/ATpyl.

Na assembleia geral ATypI 2010, a associação votou para gaélico ao grupo caligráfico na classificação Vox-ATypI, para afirmar que o sistema Vox-ATypI foi seriamente danificado, e para criar um novo grupo de trabalho sobre fonte classificação. (Wikipedia)

Um dos critérios para a classificação são os arquétipos.
Arquétipo é uma característica peculiar de um grupo.
Ex:
As fontes tipograficas Romanas humanistas tem a barra do "e" inclinada.
Didones tem serifas retas e finas
Mecanizadas tem serifas retas e pesadas.

A classificação é dividida em classes e subclasses.

1 - Classe: Romanos
Sub-classes:
Humanistas
Garaldas
Transicionais.

2 - Classe: Modernas
Sub-classes:
Didones (serifadas)
Mecânicas (serifadas)
Lineares Grotescos (Não serifadas)
Lineares Geométricos (Não serifadas)
Lineares Neogrotescos (Não serifadas)
Lineares Humanísticos. (Não serifadas)

3 - Classe: Caligráficas
Sub-classes:
Glyphic (Incisos)
Scipt (cursivos)
Graphic (Display ou Brush)
Góticos (Blackletter)
Gaélicos

4 - Não latinos: Hebraico, Arábicos, Chines.









Referências Bibliográficas


apud, ROCHA, Cláudio. Tipografia Comparada. São Paulo: Rosari, 2004.
Niemeyer, Lucy, Tipografia, uma apresentação - Teresópolis. 2AB, 2010

https://en.wikipedia.org/wiki/Vox-ATypI_classification

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