Fechamento de arquivo

Fechamento de Arquivo - Impressão off-set


Olá, eu sou Heitor Marinho, formado em design gráfico e aqui vou compartilhar um conteúdo sobre fechamento de arquivo. Ministrei uma oficina sobre isso no Seintegra que aconteceu em Goiânia em 2015 e espero poder ajudar mais por aqui.
Vou falar sobre fechamento de arquivo no Indesign, Illustrator e Corel Draw.


Formato do documento
Para começar uma diagramação ou layout que será impresso, primeiro é ideal definir o tamanho da área em que vai trabalhar, e essa definição deve ser feita tendo como base o formato acabado do material, ou seja, o tamanho final do objeto. 
Exemplo. Se você vai diagramar para imprimir um cartão de visita no tamanho padrão de 9x5cm, você deve colocar sua área de trabalho em 9x5cm, para não correr o risco do material ficar fora do tamanho correto e acabar perdendo algum elemento depois do material pronto.

Imagem e papel
Existe um mito entre os arte finalistas que é só colocar a imagem em 200 ou 300 DPI que da certo.
Pode dar certo na maioria das vezes, mas não tão simples assim. Primeiro você precisa saber em que tipo de papel será impresso o material pois existem papeis mais absorventes do que outros e isso que vai determinar quantos PPI a imagem precisa ter.

Papel Jornal - 72 - 150 PPI
Papel Sulfite - 150 - 240 PPI
Papel Couche - 300 - 480 PPI 

Quanto mais ppi a imagem tiver, mais tinta será jogada sobre o papel, então colocar muito ppi para uma imagem que será impressa em um papel muito absorvente pode dar um resultado ruim no final.

DPI - Dots per inch. Pontos por polegada isso refere a imagem depois de impressa, quantos pontos por polegada tem a impressão.
PPI - Pixel per inch, Pixel por polegada. A diferença entre ponto e pixel é que ponto é depois de impresso, e pixel é na tela, o arquivo digital.
LPI - Line per inch, Linha por polegada, é a capacidade de impressão de uma impressora.

Cores
Os 3 programas que eu vou mostrar trabalham com cores RGB e CMYK e é extremamente recomendável usar a paleta de cores CMYK para criar materiais que vão para impressão off-set, seja o convencional ou digital, pois as impressoras usam esse padrão de cor.


Se usar RGB para criar seu material, algumas cores podem mudar muito depois de impressas pois algumas cores da paleta RGB não possuem uma cor correspondente em CMYK.
As imagens (bitmaps) também devem estar em CMYK. Imagens da web e fotos de câmeras amadoras ou profissionais sempre estarão em RGB.

Para mudar uma imagem de RGB para CMYK, no Photoshop, abra a imagem clique em Image ModeCMYK Color. Depois salve em File Save (Ctrl+S)
No Corel Draw, importe a imagem para dentro do programa, selecione a imagem vá em Bitmap ModeCMYK Color.

Efeitos como transparência, sombra, extrusão, degradê (gradiente) é ideal que sejam convertidos em bitmap no modo de cor CMYK.

Ainda sobre cor, se for usar preto para fundo ou objeto tipo uma forma geométrica, desenho ou algo que não seja texto, lembre de fazer preto composto, que é o preto + uma porcentagem das outras cores. Essas porcentagens variam de gráfica para gráfica. O ideal, se possível, é ligar na gráfica ou entrar no site e procurar qual é a composição para o preto.

Sangria
Um layout de impressão para off-set é divido em 3 áreas. 
- Área de segurança. É onde vão estar os elementos que devem permanecer depois de impresso e feito o acabamento.
- Área de impressão. Onde ficam os elementos que podem ou não serem cortados no acabamento.
- Área de sangria. Onde ficam os elementos que serão cortados no acabamento.
É o termo usado para designar a área do layout que pode ser cortada fora. Na maioria das gráficas, os materiais depois de prontos passam por um refile que é um corte para tirar sobras e bordas desnecessárias do material ou separar um material de outro. Esse corte é feito por uma guilhotina eletrônica e pode ter um erro de até 2mm, então deixe 3mm de sangria no mínimo para garantir que não vai perder nada importante.


Marcas de Corte
São traços que indicam onde o material deve ser cortado. Os três programas que mencionei antes fazem isso automaticamente, mas a maioria dos usuários, principalmente do Corel Draw não sabem disso.


Fechamento de arquivo no Corel Draw

  • Formato ou tamanho da página.

No Draw, o tamanho da página pode ser mudado no menu horizontal superior. Na imagem abaixo, onde está A4 é o formato padrão que pode ser mudado manualmente nas caixas de diálogo logo a direita. Mais a direita você pode mudar a unidade de medida do documento.

Formato e tamanho de página no Corel Draw


  • Paleta de cores

No menu superior procure Window (janela na versão BR) >  Color Pallets (paleta de cores) e veja qual paleta está marcada. O ideal é a CMYK.

Paleta de cor CMYK no Corel Draw

Se tiver alguma imagem ou Bitmap, clique uma vez sobre ele e vá em BitmapMode e veja em que modo de cor está. Deve estar em CMYK.

Bimap e imagem CMYK no Corel Draw


  • Sangria
Para ver e modificar a sangria no Draw, tecle ao mesmo tempo Ctrl+J ou vá no menu Tools >Options.
Procure DocumentPage Size. Na tela ao lado vai ver Bleed, digite o valor da sangria e marque Show Bleed Area.

Sangria no Corel Draw.

Se quiser adicionar área de segurança, clique em Guidelines > Presets e ao lado marque User Defined Presets, digite em Top Left um valor de 3 a 5mm, marque Mirror Margins e Ok.

Sangria e área de segurança no Corel Draw 1

Se fez tudo certo, em volta da página vai haver uma linha pontilhada e dentro da página, quatro linhas pontilhadas cortando a página. A área pontilhada em volta é a sangria, as quatro linhas determinam sua área de segurança.

Sangria e área de segurança no Corel Draw 2

Agora é salvar o arquivo fechado. Para isso vá em File (Arquivo) Publisher PDF (Publicar PDF). Na tela que vai abrir clique na setinha em frente a PDF preset e escolha PDF/X-1a, depois Settings... (Configurações) e depois na aba Prepress (Pre impressão). Marque as opções Bleed Limit (Sangria), Crop Marks (Marca corte) e Registration marks (Marcas de registro).


Fechamento em PDF no Corel Draw.


Arquivo fechado no Corel Draw


Fechamento de arquivo no Illustrator

  • Formato ou tamanho da página
No Illustrator quando você inicia um novo documento, na primeira tela você já pode definir se o Profile para webdigital ou PressPress é perfil de impressão, se vai produzir material para impressão é esse que deve ser escolhido. Logo abaixo, a partir da versão CS5 Number of artboards, que são quantas pranchetas você vai precisar para o trabalho, mais abaixo Width Height, respectivamente Largura Altura da página. Ao lado tem Units que é a unidade de medida com que você vai trabalhar, abaixo Orientation para escolher retrato ou paisagem e abaixo Bleed, que é a sangria.
Se já iniciou um documento e precisa mudar alguma configuração é só ir em FileDocument Setup ou teclar Ctrl+Alt+P e vai ver uma tela onde pode reconfigurar a página.



Para ver o tamanho da área da prancheta ou alterar suas medida procure no menu vertical do lado esquerdo o botão conforme mostra a imagem abaixo. Na versão CS6 é um dos últimos botões do menu de ferramentas. 


Quando clicar nele, no menu superior vão aparecer as informações sobre a prancheta. Na frente de Preset você pode escolher alguns tamanhos padrão do programa e mais a frente existem caixas de diálogo onde você pode digitar valores específicos para largura e altura da prancheta de trabalho.
Você também pode clicar nos boxes que aparecem em volta da prancheta para ajustar o tamanho livremente sem uma medida específica.
Outra opção também, é selecionar um ou vários objetos, e em na frente de Preset escolher a opção Fit to selected Art. Se tiver uma prancheta A4 e um retângulo 9x5cm por exemplo, sua prancheta ficará no tamanho de 9x5cm.


Para criar linhas de marcação para área de segurança, basta criar um objeto 0,5cm menor  do que sua prancheta, clicar com o botão direito do mouse sobre o objeto e escolher a opção Make Guides e o objeto passará ser linha guia, depois é só deletar o objeto antes de fechar o arquivo para impressão.


  • Paleta de cores

Para saber qual paleta está em uso no Illustrator basta clicar no ícone que lembra uma paleta de tinta de um pintor e escolher CMYK. Vá em File Document Color Mode e certifique-se que CMYK Color está marcada para trabalhar com cores exatas dessa paleta.


Caso não esteja vendo o ícone para a paleta de cores vá em Window Color e a janela da paleta de cores aparecerá.

Para salvar o arquivo fechado vá em File > Save as ou Ctrl+Shift+S.


Em tipo de arquivo escolha Adobe PDF (*.PDF)

Na próxima tela em Standand: escolha PDF/X-1a:2001.
Em Marks and Bleeds marque a opção Trim Marks e Registration Marks.
Mais abaixo em Bleeds marque a opção Use Document Bleed Setting.


Se fez tudo certo, seu PDF vai estar como na imagem abaixo.
Diferente do Corel Draw, o Illustrator coloca as marcas de corte dentro da área de sangria, afinal, vai ser cortado mesmo.


Fechamento de Arquivo no Indesign

  • Formato e tamanho da página
Ao abrir o Indesign, escolha Document e você vai para a tela semelhante a imagem abaixo. É bem semelhante ao Illustrator porém com algumas diferenças.
Primeiro Intent, escolha Print se fazer algo para ser impresso em gráfica off-set.
Number of Pages, quantidades de página que o seu documento terá e Facing Pages, caso tenha mais de uma página essa opção define se as páginas serão mostradas uma a uma ou em duplas de páginas.
Page size você define o tamanho da página, padrão ou manualmente digitando os valores nas caixas de diálogo Width e Height.
Margins serve para definir sua área de segurança, essa opção deixará uma marcação dentro da sua página.
Bleed, como já vimos é a sangria.
Se não estiver vendo todas as opções como na imagem abaixo, clique em More Options.
Caso precise reconfigurar algo referente a página, sangria, vá em File Document Setup (Ctrl+Alt+P).
Para reconfigurar as margens vá em Layout > Margins and Coluns


Para saber com que paleta de cores está trabalhando no Indesign, clique no ícone da paleta de tinta, e escolha CMYK se não estiver marcado. Se você escolheu Print lá na primeira tela já vai estar trabalhando com CMYK.




Para salvar o arquivo fechado, vá em File > Export (Crtl+E)
em tipo de arquivo escolha Adobe PDF (Print), a próxima tela é igual a tela do Illustrator para salvar arquivo fechado.

Em Standand: escolha PDF/X-1a:2001.
Em Marks and Bleeds marque a opção Trim Marks e Registration Marks.
Mais abaixo em Bleeds marque a opção Use Document Bleed Setting.
O PDF fechado do Indesign é diferente do Illustrator.



Isso é o básico, o mínimo que você precisa saber sobre fechamento de arquivo.
Agora vou mostrar alguns exemplos de situações que podem acontencer.

  • Corte especial e vinco

Alguns materiais necessitam de um corte especial, para isso você precisa enviar para a facaria o arquivo de molde da faca. Esse arquivo vai conter apenas as linhas externas para fazer a faca.
Lembre que o corte deve estar dentro da área de impressão e seu material dentro da área de segurança para não perder nada importante.

Abaixo uma imagem de uma faca para corte especial de um cartão de visita.


Abaixo a imagem do cartão já cortado. Lembre que em caso de corte não simétrico, o arquivo da faca deverá ser enviado espelhado.


Algumas materiais terão corte e vinco para facilitar a dobra caso necessite. Nesse caso o arquivo deve ser enviado com um linha continua para indicar corte e uma linha pontilhada para indicar vinco.


  • Fechamento para impressão em lona

Para fachada que vai ficar exposta ao sol e chuva, existem duas regras.

1 - Nunca use 100% branco. Porque depois de um tempo vai dar ruim.


 2 - A sangria deve ser de pelo menos 3cm, isso porque a impressão é feita em uma lona e depois esticada em um quadro de metal, então para que não sobre borda branca faça a sangria do fundo do seu layout. Lonas não são refiladas depois de impressa para fachada.

  • Outdoor
Outdoor é um objeto grande, mas você não precisa fazer o arquivo no tamanho real. Faça em 48x16. Quando enviar para impressão ele será colocado no tamanho correto. Lembre de olhar a qualidade das imagens, pois o arquivo será redimensionado para maior.

Duvidas estou á disposição.
heitormarinhodg@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Anatomia e morfologia tipográfica

Contraste de cores

Cores e significados